A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DA IRRIGAÇÃO DE PASTAGEM



Para oferecer uma qualidade de nutrição aos animais e garantir uma boa produção em épocas de seca, um sistema de irrigação de pastagens e o manejo adequado é fundamental neste processo. Ele vai evitar as perdas nas áreas de pastagens e evitar prejuízos às forrageiras. A sua eficiência vai depender do sistema de irrigação escolhido, se ele é adequado às condições do solo, à quantidade de água disponível para se utilizar, se a área não está muito degradada, entre outros fatores.


Um sistema de irrigação bem planejado, levando em consideração a disponibilidade de água e energia do local, traz muitas vantagens para o produtor. Confira algumas delas:

  • Suprimento da necessidade de água das forrageiras no período de seca ou pouca chuva;

  • Animais no pasto durante o ano todo;

  • Aumento na capacidade de suporte das áreas de pastagens;

  • Aumento da eficiência da adubação, deixando a aplicação mais regular;

  • Redução de custos da produção;

  • Melhor qualidade de alimento para os animais;

  • Aumento da produção de leite devido à melhor nutrição.

Utilizando o sistema de irrigação adequado e fazendo um bom planejamento levando em consideração os fatores que citamos acima, a irrigação de pastagem será uma grande aliada do produtor. Esta prática vai ajudar na produção da forragem de uma forma mais constante, minimizando possíveis oscilações da produção na pecuária. A Agrijúnior realiza este tipo de projeto e pode ajudar a encontrar a melhor solução para a sua propriedade. Caso tenha se interessado no assunto e queira saber mais um pouco, entre em contato conosco e vamos conversar! Podemos te ajudar a levar todos estes benefícios para a sua propriedade e te ajudar a melhorar ainda mais a sua produção.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo