top of page

A Importância de se Fazer a Análise do Solo

Por Alexia Florentino


Já se fala que a produção agrícola nos últimos anos vêm aumentando e além de uma boa área para cultivar é muito importante que a produtividade seja boa também. É de suma importância que a agricultura seja sustentável, falar somente em aumentar a área agrícola já é ultrapassado, o aumento da produtividade e a maior intensidade de cultivo ganham cada vez mais espaço no cenário agrícola.

Por isso, existe a necessidade de saber o que o solo tem a oferecer e o que ele precisa, suas maiores deficiências, para fazer um melhor planejamento e consequentemente melhorar a produtividade.

A principal ferramenta utilizada para ajudar nessa avaliação e planejamento é a análise do solo que, quando bem interpretada, auxilia nas tomadas de decisões do manejo da propriedade.

Como explica Marcelo Rodrigues Alves, doutor em solos e nutrição de plantas e docente da Universidade do Oeste Paulista, “Será justamente através deste conhecimento que se torna possível o uso de práticas de manejo com o uso de corretivos e fertilizantes, de forma racional e mais direcionada para a real necessidade da área”.

Por fim, a ferramenta em questão contribui para analisar os níveis de nutrientes presentes no solo possibilitando um planejamento, de calagem por exemplo, mais eficiente e consequentemente evita gastos desnecessários na propriedade.

A Agrijúnior em seus projetos, quando necessário, faz a análise do solo para entregar sempre com excelência e qualidade aos nossos clientes, para saber mais explore o nosso blog ou entre em contato conosco.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Outorga

bottom of page