Análise de Solo: Você sabe como ela é feita?


Texto escrito por Allyfe Henrique, Diretor de Qualidade.


O que é análise do solo?

A análise do solo é uma técnica de grande importância na agricultura, sendo definida como um conjunto de diversos processos químicos que indica a disponibilidade de nutrientes presentes no solo.

Atualmente existem 3 tipos de analises de solo:


Análise Química completa

A análise química completa é realizada quando é necessário avaliar todos os nutrientes que a planta precisa em grande escala (macronutrientes) e em pequena escala (micronutrientes) do solo.

Esse tipo de análise é adequado em casos onde se tem poucas informações sobre as propriedades ou quando há uma mudança brusca no sistema produtivo. Também é utilizada em situações em que aconteceram problemas nutricionais na safra anterior.

Além disso, ela é indicada quando há a perda de produtividade e deficiência de apenas uma parte da lavoura e não se sabe o que está provocando.


Análise Química básica

Geralmente indicada quando já se tem informações da propriedade ou após a análise química completa.

A análise química básica de rotina deve ser feita pelo menos uma vez ao ano. O objetivo é saber como está a integridade frente ao manejo do solo, visto que tanto o plantio direto ou convencional, com ou sem rotação, adubação verde, diferentes culturas, influenciam na disponibilidade de nutrientes no solo.

Dessa forma você pode ir manejando o plantio de forma mais consciente e sem desperdícios com fertilizantes.


Analise física

A análise física possibilita que você tenha o entendimento sobre qual a porcentagem de argila silte e areia de cada parte da área analisada.

Essa análise contribui tanto para o manejo de nutrientes, bem como, para o uso adequado de defensivos. Herbicidas pré-emergentes, por exemplo, são recomendados em maiores doses em áreas mais argilosas, buscando a máxima eficiência do produto.


Como é feita a análise?

Para ser feita a análise, são realizadas coletas de amostras de terra, que representarão áreas extensas. A amostragem do solo deve ser realizada subdividindo a área em talhões homogêneos levando em consideração à cor do solo, textura, vegetação anterior e topografia. As amostras devem ser identificadas e etiquetadas, contendo todas as informações sobre o local, e, posteriormente, enviadas para um laboratório credenciado. É importante ressaltar que a análise do solo deve ser realizada antes do plantio e por um técnico ou profissional, pois assim mostrara a real disponibilidade de nutrientes e a taxa de erros na amostragem é bem menor.

A análise do solo é composta por duas etapas, a extração, que e feita com soluções ou resinas extratoras para simular a absorção das raízes, e quantitativa, que é definido os teores dos nutrientes. Depois de feita a análise em laboratório especializado vem a interpretação que cabe a um profissional interpreta e informar qual a melhor maneira para fazer a correção do solo.

A realização da análise do solo é de suma importância antes da realização de algum projeto na área da agricultura, com a análise você pode planejar o que deve ser feito para correção solo, com ela você aumenta a produtividade da sua lavoura.

Dessa forma, a análise de solos é destinada para contribuir com:

· Indicação dos níveis de nutrientes presentes no solo, possibilitando o desenvolvimento de um programa de calagem e adubação mais eficientes;

· Proporcionar de forma regular o monitoramento e a avaliação de mudanças dos nutrientes no solo, possibilitando, por consequência, aumentar a intensidade de cultivo de forma sustentável.

Além disso, para cada tipo de plantação é necessário que o solo contenha características específicas, assim uma boa análise do solo tem relação direta com a economia, pois evita gastos exorbitantes, muitas vezes desnecessários, ajudando a manter a boa produtividade do solo ao longo dos anos.


Fontes:Digital.agrishow.com.br

Myfarm.com.br

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

     (31) 3612-4061

    Anexo do Departamento de Engenharia Agrícola, sala 208

Universidade Federal de Viçosa 

Avenida PH Rolfs, s/n – Viçosa/MG

CEP: 36580-900

  • whatsapp-logo
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon