Quais as tendências do Agronegócio em 2021?


Você sabe o que se espera do Agro em 2021? A Agrijúnior te conta sobre algumas tendências para você ficar atualizado!


De acordo com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), espera-se que o país alcance recordes na produção de grãos na safra 2020/2021, com aproximadamente 268,9 milhões de toneladas estimadas. Soja e milho são os principais nesta estimativa. Mas a maior estimativa é a da produção de soja, com aproximadamente 135 milhões de toneladas esperadas. Com isso, o Brasil continua como o maior produtor mundial da soja, sendo este o principal produto que ele exporta. Um dos principais compradores da soja no Brasil será a China, considerando o aumento de produtos exportados e o comportamento do consumidor chinês


A CNA estima também para 2021 o crescimento do PIB Agro de 3% e o VBP (Valor Bruto da Produção) de 4,2%, passando de 903 bilhões de reais. A estimativa de 2020 é de 9% no PIB e 17,4% no VPB. Na economia, a taxa básica de juros, Selic, aumentou de 2,75% para 3% em 2021 de acordo com as estimativas. Espera-se o favorecimento do setor econômico e a projeção do dólar permanece em R$5,20.


Espera-se uma mudança nos hábitos de consumo das pessoas devido a uma busca maior por alimentação mais saudável. Há a tendências por produtos a base de plantas que se encaixam na alimentação vegana, gerando mais opções de cardápios. Além disso, os consumidores estão aumentando a procura por transparência nos alimentos, buscando entender ainda mais o tipo de alimento que ele consome. A preferência será para produtos que possuem informações mais claras acerca do seu ciclo de vida.


A questão da sustentabilidade vem ganhando muita força. Com isso, a necessidade das empresas buscarem um impacto positivo no meio ambiente vai ser ainda maior. Os consumidores estão buscando empresas que já possuem este alinhamento e que se preocupam com o meio ambiente.


O investimento em tecnologia vem gerando grandes resultados positivos para o Agro. As inovações do setor são implementadas cada vez mais rápido, gerando aumento de produtividade e eficiência. Em 2021 novas tecnologias vão contribuir ainda mais para alcançar uma agricultura cada vez mais digital. As tendências da tecnologia do campo que serão cada vez mais usadas são equipamentos autônomos, inteligência artificial, drones e sensores, aplicativos de celular e o uso do Edge Analytics (internet das coisas).


Gostou do nosso post? Conte o que achou! Muitas novidades virão no mundo Agro em 2021, não é mesmo? Então continue nos acompanhando para receber mais conteúdos e se atualizar. Siga a Agrijúnior nas redes sociais para acompanhar nossas publicações. Estamos sempre à disposição!


Fonte: New Holland / Sucesso no Campo / Globo Rural


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

     (31) 3612-4061

    Anexo do Departamento de Engenharia Agrícola, sala 208

Universidade Federal de Viçosa 

Avenida PH Rolfs, s/n – Viçosa/MG

CEP: 36580-900

  • whatsapp-logo
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon