Saiba como a Agrijúnior pode te ajudar com a DAURH

Por Gustavo Caetano


Sabemos o quão importante é o uso consciente da utilização dos recursos hídricos, tanto nas propriedades agrícolas quanto nas propriedades urbanas. Logo, vários programas, órgãos e iniciativas são criadas a fim de conservar, ampliar e impulsionar uma forma de uso mais consciente da utilização desses recursos. O Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), é um forte exemplo de órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos dentro do estado, com a principal finalidade de gerir e garantir a qualidade das águas.

Por falar no IGAM, recentemente no dia 17 de janeiro, foi publicado em seu site que os usuários de água no estado terão até o dia 31 de março para declarar o volume de água que foi utilizado. De acordo com a Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos (DAURH), o órgão pode fornecer informações que irão garantir uma maior praticidade em tomadas de decisões para futuros planejamentos em bacias de todo o estado.

Ainda sobre a publicação, os produtores deverão lançar através dos formulários disponibilizados, algumas informações como, o volume lançado nos mananciais, as coordenadas de cada lançamento e o percentual de água que não é consumido na captação. Para o caso de lançamento do usuário, informações como a concentração de DBO, devem ser informadas, e outras como, o teor de umidade e percentual de água no material dragado, devem ser levados em consideração para produtores que realizam dragagem.

Como podemos te ajudar?

A Agrijúnior, se insere diretamente na prestação desse tipo de serviço aos produtores rurais, seja antes, na parte de realização da outorga, para que o mesmo possa utilizar de forma legal através da solicitação perante ao órgão competente, usufruir de forma consciente dos recursos hídricos em sua propriedade. Vale lembrar, que já trouxemos pontos como a importância desse tipo de projeto e outros, e como podemos te ajudar (Clique aqui e confira). Além da outorga, a empresa oferece vários outros serviços na parte hídrica do meio agrícola envolvendo a gestão em sua propriedade, a qualidade para seus devidos fins e aplicações de forma direta, como exemplo, projetos de irrigação.

Ficou curioso sobre nossos serviços? Entre em contato, confira todos eles em nosso site, na parte de serviços. Surgiu aquela dúvida sobre algum deles? Estamos prontos para lhe atender em nossas redes sociais. Gostou? Agende já uma visita técnica e garanta já os melhores serviços na parte da engenharia para sua propriedade.


Fonte: Usuários de água têm até 31 de março para declarar volume utilizado ao Estado

0 comentário