top of page

Modernização dos Processos de Produção da Pecuária

Por Lara Rabello


Com a evolução tecnológica no mundo foi possível maximizar a relação entre pessoas de vários lugares e também possibilitar a circulação de informações, perante isso, a curiosidade do homem em explorar todo o conhecimento adquirido e buscar tornar seu tempo o mais aproveitável, surgiu a busca por novas tecnologias no setor agropecuário a fim de aumentar a sua produtividade e a distribuição de alimento pelo mundo.

O processo de modernização no setor agropecuário influencia diretamente na economia do país, além de propor novos setores de empregos, como na área de manutenção, produção e especialização, também correlaciona a importação e exportação, chegando produtos mais acessíveis em nossas casas, além disso mais portas se abriram para as relações internacionais, estabelecendo uma melhor relação e tratados entre os países.

Mas se tratando dessas modernizações no campo, podemos maximizar a produção aproveitando o espaço destinado à atividade por meio de técnicas de cultivos, sistemas integrados, sistemas de confinamento animal, automatização de sistemas, além de estruturas funcionais.

Um método bastante utilizado atualmente para a ampliação da produção de carne e leite no setor bovino, temos a técnica de confinamento animal no qual o animal é submetido a uma área onde possui cama para conforto e alimentação balanceada além de sistemas de ventilação durante o dia, proporcionando um ambiente mais calmo, fresco e com menos esforço. Este procedimento depende de uma boa estrutura, onde se busca o conforto animal como prioridade, além disso traz bastantes benefícios como aumento da eficiência produtiva, redução de custos, diversidade de cultivo, melhor monitoramento e grande fonte de pesquisas de bem estar e produção.

Além disso, podemos relacionar a modernização deste setor com a sustentabilidade, onde o produtor tem uma economia, conserva o meio ambiente e também traz maior visibilidade para seu serviço. Uma atividade bastante recomendada é o uso de biodigestores, onde o produtor irá usar os dejetos produzidos pela sua atividade pecuária em um sistema de produção de energia limpa, onde pode está substituindo o alto consumo de energia elétrica, além de dar um destino mais limpo e eficiente para os resíduos gerado pela pecuária.

Com tudo, podemos está usando as modernizações e tecnologias a nosso favor, buscando oferecer o melhor para o produtor e também para os consumidores, ademais relacionar a qualidade do ambiente e sempre buscando minimizar os impactos adversos que estas atividades causam ao meio.


Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeitos-modernizacao-campo.htm#:~:text=O%20processo%20de%20moderniza%C3%A7%C3%A3o%20do,refere%20ao%20espa%C3%A7o%20geogr%C3%A1fico%20agropecu%C3%A1rio.


https://www.coimma.com.br/blog/post/confinamento-o-que-e-vantagens-e-desvantagens


https://www.embrapa.br/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/pecuaria#:~:text=A%20ado%C3%A7%C3%A3o%20de%20tecnologias%20na,de%20carne%20bovina%2C%204%20vezes.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page